Blog

Dificuldade de concentração e Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono.

Rotina do neurologista. Faz parte da sua rotina investigar a qualidade do sono dos seus pacientes? A má qualidade do sono pode influenciar direta ou indiretamente os mais diversos campos da neurologia como: – Síndromes demenciais: O sono dos pacientes com DA é mais fragmentado, apresenta maior quantidade de despertares noturnos e duração mais longaContinuar lendo “Dificuldade de concentração e Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono.”

Tremor de “rolar pílula”

O tremor da Doença de Parkinson de “rolar pílula” é assim chamado por causa de sua semelhança com o movimento dos antigos farmacêuticos ao confeccionarem pílulas. Caracteriza-se por ser de repouso, sendo observado a flexão e extensão dos dedos em associação a abdução e adução do polegar. Referência- Dejong ( 7 ed.)

Características das lesões na NMOSD-AQP4+, MOG-IgG+ e Esclerose Múltipla.

Trouxe um excelente artigo da neurorradiologia da Santa Casa de São Paulo. Quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo. Parabéns aos autores do trabalho!..Baseado na última tabela do estudo, fiz um vídeo-resumo enfatizando as principais características das lesões na NMOSD-AQP4+, MOG-IgG+ e Esclerose Múltipla. Espero que gostem…SalveCurtaCompartilhe..Referência:RadioGraphics 2018; 38:169–193https://doi.org/10.1148/rg.2018170141..#neuroskull #neurorradiologia #neurologia #neuroimunologia

Ganglionopatia Sensitiva

.Saindo do forno!..Achei tão interessante a forma com que o NEJM (Anthony A. Amato at al) abordou sobre Ganglionopatias sensitivas adquiridas que resolvi compartilhar com vocês. .É uma ótima dica de estudo 🤓….Curta, Salve e compartilhe com amigos…#neurologia#neurology#ganglionopatia#neuronopatia#neuroskull. .Referência:N Engl J Med 2020;383:1657-62.DOI: 10.1056/NEJMra2023935

Síndrome da Área Postrema: NMOSD.

Lembro-me como se fosse hoje. Meu primeiro paciente da enfermaria da residência de neuro no #iamspe era um caso clássico de síndrome da área postrema. De livro! Como não lembrar?Friozinho na barriga por passar o primeiro caso na visita clínica, ainda mais sabendo que o chefe(preceptor) era especialista em doenças desmielinizantes. Agradecimento especial ao meuContinuar lendo “Síndrome da Área Postrema: NMOSD.”

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: