🧠Topiramato na neurologia: Quando e como utilizar?

🧠Topiramato na neurologia: quando e como utilizar?
.
.
#enxaqueca : tratamento profilático(Nível A de evidência).
.
.
❗️Dica: sempre comece com a menor dose e aumente gradativamente a cada 2 semanas, sempre respeitando a tolerabilidade do paciente.
.
.
#epilepsia:
РApesar de aprovado pelo FDA como monoterapia inicial para crises focais e t̫nico cl̫nico generalizadas( class I trials), em geral utilizamos como terapia adicional, a ṇo ser que o paciente tenha comorbidades que justifiquem seu uso(obesidade e enxaqueca).
.
.
Efeitos adversos:parestesias, distúrbios cognitivos(memória de trabalho,velocidade de processamento, fluência verbal e velocidade psicomotora), ligeira acidose metabólica hiperclorêmica,nefrolitíase, redução do peso, glaucoma agudo de ângulo fechado.
.

-Detalhe: como regra geral, é descrito que o TPM não causa hiponatremia!
.
.
Referências:
-CONTINUUM (MINNEAP MINN)
2019;25(2, EPILEPSY):508–536
-CONTINUUM (MINNEAP MINN)
2018;24(4, HEADACHE):1052–1065
-Yacubian,Elza Márcia Targas et.al- Tratamento medicamentoso das Epilepsias.
.
. #neuroskull#neurologia#topiramato#medicina
.
.
E você ?! Costuma utilizar o topiramato em mais alguma situação?Compartilha com a gente nos comentários!
.
.Colegas de outras especialidades ,fiquem à vontade para compartilhar suas experiências!

View this post on Instagram

🧠Topiramato na neurologia: quando e como utilizar? . . #enxaqueca : tratamento profilático(Nível A de evidência). . . ❗️Dica: sempre comece com a menor dose e aumente gradativamente a cada 2 semanas, sempre respeitando a tolerabilidade do paciente. . . #epilepsia: – Apesar de aprovado pelo FDA como monoterapia inicial para crises focais e tônico clônico generalizadas( class I trials), em geral utilizamos como terapia adicional, a não ser que o paciente tenha comorbidades que justifiquem seu uso(obesidade e enxaqueca). . . Efeitos adversos:parestesias, distúrbios cognitivos(memória de trabalho,velocidade de processamento, fluência verbal e velocidade psicomotora), ligeira acidose metabólica hiperclorêmica,nefrolitíase, redução do peso, glaucoma agudo de ângulo fechado. . -Detalhe: como regra geral, é descrito que o TPM não causa hiponatremia! . . Referências: -CONTINUUM (MINNEAP MINN) 2019;25(2, EPILEPSY):508–536 -CONTINUUM (MINNEAP MINN) 2018;24(4, HEADACHE):1052–1065 -Yacubian,Elza Márcia Targas et.al- Tratamento medicamentoso das Epilepsias. . . #neuroskull #neurologia #topiramato #medicina . . E você ?! Costuma utilizar o topiramato em mais alguma situação?Compartilha com a gente nos comentários! . .Colegas de outras especialidades ,fiquem à vontade para compartilhar suas experiências!

A post shared by Neuro.Skull-Dr.André Vidal (@neuro.skull) on

Publicado por Neuroskull(Dr.André Vidal)

Este é o NeuroSkull , o site de educação em Neurologia. Dr.André Vidal Especialista em Neurologia pelo Hospital do Servidor de São Paulo( IAMSPE); Membro titular da ABN; CRM-SP 178360; RQE 79163.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: