Dicas de Livros em Neurologia:Semiologia Neurológica( Unicamp)

Hoje faço minha reverência a uma obra de neurologia genuinamente brasileira: o livro Semiologia Neurológica da Unicamp.

Já habituado a consultar livros estrangeiros clássicos de Neurologia, confesso que demorei para ter um contato mais aprofundado com o livro da Unicamp.

Coincidências à parte – ou força do destino, como queiram chamar- vim morar em Campinas-SP , onde comecei a atuar como Neurologista. . Descobri, na rotina de passagem de plantão, que, entre os colegas de trabalho, havia dois dos autores do livro: Carlos Roberto Martins e Alberto Martinez.

Tive fortuita oportunidade de conviver no ambiente de trabalho com os “caras” que demostraram excelência no que faziam. De tabela, imaginei que o livro também o fosse, porém ainda não tinha feito uma leitura pormenorizada desta obra.

Pois bem, após ter feito a prazerosa leitura do livro, vamos para análise.
.

O corpo editorial de autores é formado pela equipe altamente gabaritada da Neuromuscular da Unicamp , reconhecida nacionalmente, sendo composta ,em sua maioria, por doutores e pós-doutores (Carlos Roberto Martins Jr.; Marcondes C. França Jr.; Alberto R. M. Martinez; Ingrid Faber; Anamarli Nucci);Ilustrações Dr.Danilo Santos.

Os textos são bem escritos, dando ênfase na anamnese e exame neurológico. Tem ótimo embasamento teórico e consegue explanar de forma objetiva e didática as principais síndromes neurológicas. .

Os sinais, manobras semiológicas e reflexos são bem esquematizados em forma de tabelas, ilustrações e fotos. As fotos são retiradas do arquivo médico de pacientes do próprio ambulatório da Unicamp. Os capítulos de refinamentos (neuromuscular e distúrbio do movimento) são um show à parte.

Trata-se de um livro de que todo “neuro-raiz” deveria ter. Simples, objetivo, bem escrito e enfatizado no que se propõe: resgatar de forma primorosa a nossa tão rica semiologia neurológica.

Parabéns aos autores do livro!

View this post on Instagram

Dicas de Livros em Neurologia: . Hoje faço minha reverência a uma obra de neurologia genuinamente brasileira: o livro Semiologia Neurológica da Unicamp. . Já habituado a consultar livros estrangeiros clássicos de Neurologia, confesso que demorei para ter um contato mais aprofundado com o livro da Unicamp. . Coincidências à parte – ou força do destino, como queiram chamar- vim morar em Campinas-SP , onde comecei a atuar como Neurologista. . Descobri, na rotina de passagem de plantão, que, entre os colegas de trabalho, havia dois dos autores do livro: Carlos Roberto Martins e Alberto Martinez. . Tive fortuita oportunidade de conviver no ambiente de trabalho com os “caras” que demostraram excelência no que faziam. De tabela, imaginei que o livro também o fosse, porém ainda não tinha feito uma leitura pormenorizada desta obra. . Pois bem, após ter feito a prazerosa leitura do livro, vamos para análise. . O corpo editorial de autores é formado pela equipe altamente gabaritada da Neuromuscular da Unicamp , reconhecida nacionalmente, sendo composta ,em sua maioria, por doutores e pós-doutores (Carlos Roberto Martins Jr.; Marcondes C. França Jr.; Alberto R. M. Martinez; Ingrid Faber; Anamarli Nucci);Ilustrações Dr.Danilo Santos. . Os textos são bem escritos, dando ênfase na anamnese e exame neurológico. Tem ótimo embasamento teórico e consegue explanar de forma objetiva e didática as principais síndromes neurológicas. . Os sinais, manobras semiológicas e reflexos são bem esquematizados em forma de tabelas, ilustrações e fotos. As fotos são retiradas do arquivo médico de pacientes do próprio ambulatório da Unicamp. Os capítulos de refinamentos (neuromuscular e distúrbio do movimento) são um show à parte. . Trata-se de um livro que todo “neuro-raiz” deveria ter. Simples, objetivo, bem escrito e enfatizado no que se propõe: resgatar de forma primorosa a nossa tão rica semiologia neurológica. . Parabéns aos autores do livro: @carlos_rmjr ; Marcondes C.França Jr; Alberto R.M. Martinez; Ingrid Faber; Anamarli Nucci; @daniloneuro . #neurologia #neurologista #semiologianeurologica #semiologia #medicina #estudantedesaúde

A post shared by Neuro.Skull-Dr.André Vidal (@neuro.skull) on

Publicado por Neuroskull(Dr.André Vidal)

Este é o NeuroSkull , o site de educação em Neurologia. Dr.André Vidal Especialista em Neurologia pelo Hospital do Servidor de São Paulo( IAMSPE); Membro titular da ABN; CRM-SP 178360; RQE 79163.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: