Dicas de livros para estudantes da área de saúde: Da neuroanatomia para Neurologia.

Vamos mudar um pouco o enfoque das postagens para poder falar dos livros que utilizei durante minha formação acadêmica (graduação e residência médica) e que me servem, até hoje, como referência de estudo.

Graduação:

Vou começar com breve relato da minha trajetória e como começou o interesse pela neurociência.

Primeiro semestre Medicina UFPB ( outubro 2008)-João Pessoa-PB


Fiz Medicina na Universidade Federal da Paraíba entre 2008 e 2014. A grade curricular, nesta época, era por sistema de módulos.

O meu primeiro contato com a anatomia e a neuroanatomia foi logo no primeiro semestre. Em 4 semanas, víamos tudo sobre Sistema Nervoso Central e periférico (anatomia, histologia, embriologia). Isso mesmo, Tudo!!!

Muita informação em pouquíssimo tempo. Decoreba, muita decoreba! Difícil aprender assim, não é?

Por sorte, tive excelentes monitores de neuroanatomia, que me ajudaram muito. Foi aí que comecei a me interessar pela neuroanatomia.Participava de todas as aulas práticas.

Monitoria Neuroanatomia:

Percebi que era muito mais intuitivo e fácil de assimilar a teoria quando correlacionava com a prática. Para que pudesse entender e me aprofundar nessa área, prestei prova de monitoria para neuroanatomia e fui aprovado.Fui monitor de neuroanatomia por 3 anos e 1 ano de Neurologia.

Residência Médica:

A residência médica em Neurologia foi de 2016 a 2019, no Hospital do Servidor Público Estadual do São Paulo.

Durante essa trajetória de monitorias sempre temos aqueles livros que mais nos apegamos, considerados os “xodós”.


Nas próximas postagens, vou comentar brevemente dos livros que mais gosto e os porquês, pontos positivos e negativos de cada um.


Importante ressaltar:
“Isso não significa que experiências pessoais de um indivíduo possam constituir uma amostra suficiente para se chegar a uma conclusão a respeito de uma ideia; significa apenas que a experiência pessoal de um indivíduo confere um selo de autenticidade e de sinceridade às opiniões” -Nassim Taleb

👉E aí galera, sofreram muito em anatomia e neuroantomia?

🗣Comentem quais livros vcs mais gostam e odeiam🗣

View this post on Instagram

Fala pessoal, tudo blz? Hoje vou mudar o enfoque das postagens para poder falar um pouco dos livros que utilizei durante minha formação acadêmica (graduação e residência médica) e que me servem, até hoje, como referência de estudo. Vou começar com breve relato da minha trajetória e como começou o interesse pela neuro. Fiz Medicina na Universidade Federal da Paraíba entre 2008 e 2014. A grade curricular, nesta época, era por sistema de módulos. O meu primeiro contato com a anatomia e a neuroanatomia foi logo no primeiro semestre. Em 4 semanas, víamos tudo sobre Sistema Nervoso Central e periférico (anatomia, histologia, embriologia). Isso mesmo, Tudo!!! Muita informação em pouquíssimo tempo. Decoreba, muita decoreba! Difícil aprender assim, não é? Por sorte, tive excelentes monitores de neuroanatomia, que me ajudaram muito. Foi aí que comecei a me interessar pela neuroanatomia, indo e participando de todas as aulas práticas. Percebi que era muito mais intuitivo e mais fácil de assimilar a teoria quando correlacionava com a prática. Para que pudesse entender e me aprofundar nessa área, prestei prova de monitoria para neuroanatomia e fui aprovado. Fui monitor de neuroanatomia por 3 anos e 1 ano de Neurologia. A residência médica em Neurologia foi de 2016 a 2019, no Hospital do Servidor Público Estadual do São Paulo. Durante essa trajetória de monitorias sempre temos aqueles livros que mais nos apegamos, considerados os “xodós”, hehehe. Nas próximas postagens, vou comentar brevemente dos livros que mais gosto e os porquês, pontos positivos e negativos de cada um. Importante ressaltar: “Isso não significa que experiências pessoais de um indivíduo possam constituir uma amostra suficiente para se chegar a uma conclusão a respeito de uma ideia; significa apenas que a experiência pessoal de um indivíduo confere um selo de autenticidade e de sinceridade às opiniões” -Nassim Taleb 👉E aí galera, sofreram muito em anatomia e neuroantomia? 🗣Comenta aí quais livros vcs mais gostam e odeiam🗣

A post shared by Neuro.Skull-Dr.André Vidal (@neuro.skull) on

Publicado por Neuroskull(Dr.André Vidal)

Este é o NeuroSkull , o site de educação em Neurologia. Dr.André Vidal Especialista em Neurologia pelo Hospital do Servidor de São Paulo( IAMSPE); Membro titular da ABN; CRM-SP 178360; RQE 79163.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: