Dicas de Livros em Neurologia: Neuroanatomia Funcional -Angelo Machado e Lucia Machado Haertel

✍🏻Vou começar por um dos livros iniciais para o estudo da neuroanatomia.
Gostando ou odiando, o livro do professor Angelo Machado(In memoriam) , nos primeiros períodos da graduação, tem grandes chances de fazer parte da vida de praticamente todos os cursos da área da saúde.


Assim como Warren Buffett tornou-se um bilionário aportando aos poucos em ações ao longo de muitos anos e fazendo-se valer da “mágica” dos juros compostos, um bom profissional de saúde( neurologista, neurocirurgião, professor de neuroanatomia, fono, fisio, TO, Odonto) só conseguirá fazer as correlações anatomoclínicas e localização em neurologia se conseguir sedimentar, aos poucos, as bases da neuroanatomia. Tudo fica mais compreensível e lógico quando se domina a neuroanatomia funcional.


O livro do Angelo Machado, na minha opinião, consegue entregar o que se propõe: Ensinar de forma didática e mais acessível a neuroanatomia e fazer uma correlação funcional INTRODUTÓRIA das afecções neurológicas.


No tempo de monitoria, li a 2a ed do livro, pelo menos, 5 vezes e revisei mais uma vez no segundo ano de residência em neurologia.
Em 2019 comprei a última edição (3a). Nesta obra, de co-autoria da Dra. Lucia Machado Haertel, o livro passou por atualizações de vários capítulos, novas imagens e novos desenhos.


Como otimizar os estudos da neuroanatomia?
– Atlas Anatomia (ex: sobotta), livro Ângelo machado e estudo peças anatômicas.
-Deixe o atlas de anatomia aberto, utilize as peças anatômicas disponíveis na sua faculdade e faça a leitura dos primeiros capítulos de anatomia macroscópicas para correlacionar as informações.
-Leia, releia, e peça ajuda do seu monitor para tirar suas dúvidas. Se tiver um professor de anatomia que acompanhe de perto as aulas práticas e teóricas, fechou! Você já tem a faca e queijo na mão!
-Faça muitos simulados e provas práticas!
-Não fique frustrado com notas baixas.
-O aprendizado leva tempo, disciplina e muito estudo.


Pontos negativos:
– Poderia ter mais desenhos e imagens coloridas.
-Senti falta de neuroimagens (TC, RNM), principalmente, nos capítulos de correlações anatomoclínicas.


❗️Obs: Essa é a minha simples opinião sobre essa excelente obra do saudoso professor Angelo Machado.❗

View this post on Instagram

✍🏻Vou começar por um dos livros iniciais para o estudo da neuroanatomia. Gostando ou odiando, o livro do professor Angelo Machado, nos primeiros períodos da graduação, tem grandes chances de fazer parte da vida de praticamente todos os cursos da área da saúde. Assim como Warren Buffett tornou-se um bilionário aportando aos poucos em ações ao longo de muitos anos e fazendo-se valer da “mágica” dos juros compostos, um bom profissional de saúde( neurologista, neurocirurgião, professor de neuroanatomia, fono, fisio, TO, Odonto) só conseguirá fazer as correlações anatomoclínicas e localização em neurologia se conseguir sedimentar, aos poucos, as bases da neuroanatomia. Tudo fica mais compreensível e lógico quando se domina a neuroanatomia funcional. O livro do Angelo Machado, na minha opinião, consegue entregar o que se propõe: Ensinar de forma didática e mais acessível a neuroanatomia e fazer uma correlação funcional INTRODUTÓRIA das afecções neurológicas. No tempo de monitoria, li a 2a ed do livro, pelo menos, 5 vezes e revisei mais uma vez no segundo ano de residência em neurologia. Esse ano, comprei a última edição (3a). Nesta obra, de co-autoria da Dra. Lucia Machado Haertel, o livro passou por atualizações de vários capítulos, novas imagens e novos desenhos. Como otimizar os estudos da neuroanatomia? – Atlas Anatomia (ex: sobotta), livro Ângelo machado e estudo peças anatômicas. -Deixe o atlas de anatomia aberto, utilize as peças anatômicas disponíveis na sua faculdade e faça a leitura dos primeiros capítulos de anatomia macroscópicas para correlacionar as informações. -Leia, releia, e peça ajuda do seu monitor para tirar suas dúvidas. Se tiver um professor de anatomia que acompanhe de perto as aulas práticas e teóricas, fechou! Você já tem a faca e queijo na mão! -Faça muitos simulados e provas práticas! -Não fique frustrado com notas baixas. -O aprendizado leva tempo, disciplina e muito estudo. Pontos negativos: – Poderia ter mais desenhos e imagens coloridas. -Senti falta de neuroimagens (TC, RNM), principalmente, nos capítulos de correlações anatomoclínicas. ❗️Obs: Não tenho conflito de interesses.Essa é a minha simples opinião.❗

A post shared by Neuro.Skull-Dr.André Vidal (@neuro.skull) on

Publicado por Neuroskull(Dr.André Vidal)

Este é o NeuroSkull , o site de educação em Neurologia. Dr.André Vidal Especialista em Neurologia pelo Hospital do Servidor de São Paulo( IAMSPE); Membro titular da ABN; CRM-SP 178360; RQE 79163.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: