Dicas de Livros em Neurologia: Localização em Neurologia Clínica, de Paul W. Brazis, Joseph C. Masdeu e José Biller.

Hoje vamos analisar um dos meus livros favoritos: Localização em Neurologia Clínica, de Paul W. Brazis, Joseph C. Masdeu e José Biller.

Caracterizado por ter uma abordagem mais densa, trazendo informações e descrições minuciosas do diagnóstico topográfico em neurologia. É um “PLUS”, um refinamento do raciocínio neurológico para os entusiastas da área.

Interessante como os autores esquematizam, de forma pormenorizada, as estruturas neuroanatomicas que são acometidas nas grandes síndromes neurológicas, discorrendo e analisando os porquês dos achados neurológicos evidenciados e correlacionando com a localização das lesões.

Para quem tem a neuroanatomia bem consolidada, o livro consegue juntar as informações que você vem construindo ao longo do tempo, com as leituras dos livros mais básicos da neuroantomia , e te faz alçar vôos mais altos no “raciocínio neurológico”. Como se fosse um …“putz,saquei! Como nunca pensei nisso antes? Neurologia faz sentido!” Você começa a entender o motivo pelo qual é tão importante para o neurologista saber responder à pergunta: “baseado somente nos achados do exame neurológico e anamnese, onde está a lesão?”.

As várias tabelas e diagramas sobre achados clínicos e diagnósticos diferenciais são pontos positivos. O livro carece de figuras e ilustrações, em contrapartida, a narrativa do livro é um show à parte.

Esse é um dos meus xodós -tenho a sexta edição. Aquele livro que leio e releio várias vezes, que me impressiona pela qualidade dos detalhes e a maneira didática como explica as síndromes neurológicas.


Como é um livro mais detalhista, com textos mais densos, acho interessante para residentes em neurologia e neurologistas.

❗️Dica: A leitura do livro será mais proveitosa se você estiver com estudos em neuroanatomia em dia.❗️


✍🏻 “Isso não significa que experiências pessoais de um indivíduo possam constituir uma amostra suficiente para se chegar a uma conclusão a respeito de uma ideia; significa apenas que a experiência pessoal de um indivíduo confere um selo de autenticidade e de sinceridade às opiniões” -Nassim Taleb

✍🏻🗣e aí galera,gostam desse livro? Comentem aí e sugiram novos livros🤙🏽

#neurologia#neuroanatomia

View this post on Instagram

✍🏻Hoje vamos analisar um dos meus livros favoritos: Localização em Neurologia Clínica, de Paul W. Brazis, Joseph C. Masdeu e José Biller. Caracterizado por ter uma abordagem mais densa, trazendo informações e descrições minuciosas do diagnóstico topográfico em neurologia. É um “PLUS”, um refinamento do raciocínio neurológico para os entusiastas da área. Interessante como os autores esquematizam, de forma pormenorizada, as estruturas neuroanatomicas que são acometidas nas grandes síndromes neurológicas, discorrendo e analisando os porquês dos achados neurológicos evidenciados e correlacionando com a localização das lesões. Para quem tem a neuroanatomia bem consolidada, o livro consegue juntar as informações que você vem construindo ao longo do tempo, com as leituras dos livros mais básicos da neuroantomia , e te faz alçar vôos mais altos no “raciocínio neurológico”. Como se fosse um …“putz,saquei! Como nunca pensei nisso antes? Neurologia faz sentido!” Você começa a entender o motivo pelo qual é tão importante para o neurologista saber responder à pergunta: “baseado somente nos achados do exame neurológico e anamnese, onde está a lesão?”. As várias tabelas e diagramas sobre achados clínicos e diagnósticos diferenciais são pontos positivos. O livro carece de figuras e ilustrações, em contrapartida, a narrativa do livro é um show à parte. Esse é um dos meus xodós-tenho a sexta edição. Aquele livro que leio e releio várias vezes, que me impressiona pela qualidade dos detalhes e a maneira didática como ele explica as síndromes neurológicas. Como é um livro mais detalhista, com textos mais densos, acho interessante para residentes em neurologia e neurologistas. ❗️Dica: A leitura do livro será mais proveitosa se você estiver com estudos em neuroanatomia em dia.❗️ ✍🏻 “Isso não significa que experiências pessoais de um indivíduo possam constituir uma amostra suficiente para se chegar a uma conclusão a respeito de uma ideia; significa apenas que a experiência pessoal de um indivíduo confere um selo de autenticidade e de sinceridade às opiniões” -Nassim Taleb ✍🏻🗣e aí galera,gostam desse livro? Comentem aí e sugiram novos livros🤙🏽#neurologia #neuroanatomia

A post shared by Neuro.Skull-Dr.André Vidal (@neuro.skull) on

Publicado por Neuroskull(Dr.André Vidal)

Este é o NeuroSkull , o site de educação em Neurologia. Dr.André Vidal Especialista em Neurologia pelo Hospital do Servidor de São Paulo( IAMSPE); Membro titular da ABN; CRM-SP 178360; RQE 79163.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: