Doença oclusiva aguda da artéria basilar

❗️A doença oclusiva aguda da artéria basilar é considerada catastrófica, sendo uma verdadeira emergência neuro-intervencionista, que, se não abordada precocemente, pode evoluir ao óbito rapidamente❗️.

✍🏻Veja as imagens deste caso gravíssimo. Paciente masculino, 54 anos, tabagista de longa data foi encontrado desacordado em casa.

View this post on Instagram

❗️A doença oclusiva aguda da artéria basilar é considerada catastrófica, sendo uma verdadeira emergência neuro-intervencionista, que, se não abordada precocemente, pode evoluir ao óbito rapidamente❗️. ✍🏻Veja as imagens deste caso gravíssimo. Paciente masculino, 54 anos, tabagista de longa data foi encontrado desacordado em casa. ✍🏻Na tomografia de crânio evidenciamos área de infarto agudo em praticamente todas as áreas supridas pela artéria basilar e seus ramos: ponte, mesencéfalo, hemisférios cerebelares e lobo occipital esquerdo. Vejam também que a artéria basilar está hiperdensa. Imagens gentilmente cedidas por @laiseleilane . ✍🏻A apresentação anatomoclínica irá depender do local da oclusão: -Terço proximal e médio: isquemia pontina >déficits motores e alteração do olhar conjugado horizontal -topo da basilar(distal): alteração do nível de consciência, alteração de campo visual, alteração do olhar vertical. ✅O comprometimento do mesencéfalo, tálamo, hipotálamo, diencéfalo paramediano, lobos temporais mediais e lobos occipitais ocorre, pois, as ACP são ramos terminais da artéria basilar. A oclusão do segmento P1 pré-comunicante da ACP explica o infarto dessas estruturas. ✅A oclusão distal da artéria basilar é mais frequentemente causada por embolia cardíaca ou da porção proximal da artéria vertebral. Um êmbolo pequeno que “viaja” pela porção intracraniana da artéria vertebral, em geral, passa pela porção proximal de basilar e vai se alojar no topo da basilar ou em seus ramos terminais. ✅A dissecção da artéria basilar é rara, entretanto dissecções da artéria vertebral podem ser associadas à embolia arterio-arterial para artéria basilar ( podendo ser uma possível causa deste caso clínico) ✅O prognóstico depende da rapidez da oclusão, localização e extensão da trombose, presença de doença oclusiva em outras artérias de circulação posterior e desenvolvimento de circulação colateral adequada. ✍🏻Referências Caplan’s Stroke. A clinical Approach- Fifth edition https://radiopaedia.org/articles/acute-basilar-artery-occlusion #neurology #neuroanatomia #medicina.

A post shared by Neuro.Skull-Dr.André Vidal (@neuro.skull) on

✍🏻A apresentação anatomoclínica irá depender do local da oclusão:
Terço proximal e médio: isquemia pontina >déficits motores e alteração do olhar conjugado horizontal
topo da basilar(distal): alteração do nível de consciência, alteração de campo visual, alteração do olhar vertical.

✍🏻A oclusão distal da artéria basilar é mais frequentemente causada por embolia cardíaca ou da porção proximal da artéria vertebral. Um êmbolo pequeno que “viaja” pela porção intracraniana da artéria vertebral, em geral, passa pela porção proximal de basilar e vai se alojar no topo da basilar ou em seus ramos terminais.
✍🏻A dissecção da artéria basilar é rara, entretanto dissecções da artéria vertebral podem ser associadas à embolia arterio-arterial para artéria basilar ( podendo ser uma possível causa deste caso clínico)
✍🏻O prognóstico depende da rapidez da oclusão, localização e extensão da trombose, presença de doença oclusiva em outras artérias de circulação posterior e desenvolvimento de circulação colateral adequada.

✅Em relação a topografia da estenose ou oclusão da artéria basilar, podemos dividir da seguinte forma:
-proximal: da origem da artéria basilar até emergência da ACAI (a.cerebelar anterior inferior)
-médio: após emergência da ACAI até ACS (a.cerebelar superior)
distal: após emergência da ACS até início da a.cerebral posterior (ACP)

✍🏻Referências:
-Caplan’s Stroke. A clinical Approach- Fifth edition

-https://radiopaedia.org/articles/acute-basilar-artery-occlusion

#neurology#neuroanatomia#medicina.

Publicado por Neuroskull(Dr.André Vidal)

Este é o NeuroSkull , o site de educação em Neurologia. Dr.André Vidal Especialista em Neurologia pelo Hospital do Servidor de São Paulo( IAMSPE); Membro titular da ABN; CRM-SP 178360; RQE 79163.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: