Síndromes Clínicas Clássicas dos infartos lacunares.

✍🏻Dentre os AVC isquêmicos temos alguns subtipos: aterosclerose de grandes vasos, cardioembolismo e doença cerebral de pequenos vasos.

Apesar da doença de pequenos vasos ter manifestações clínicas e radiológicas diversas, o infarto lacunar é o protótipo, sendo responsável por 20 a 30% dos AVC isquêmicos.
Clinicamente o infarto lacunar pode se manifestar por diversas síndromes, sendo 5 delas clássicas: motor puro, sensitivo puro, hemiparesia atáxica, disartria-mão desajeitada e sensitivo-motor.


✍🏻Os infartos lacunares silenciosos são encontrados em 20 a 50% dos idosos saudáveis. Os AVCi lacunares são onerosos, com 20% de recorrência, 25% de mortalidade em 5 anos, e estão associados a morbidades, como o comprometimento cognitivo vascular.
Atualmente, o termo infarto lacunar engloba duas situações:

1-Pequenos Infartos subcorticais recentes: caracterizado por evidência imaginológica de um único infarto recente clinicamente relevante no território de irrigação de uma arteríola perfurante (núcleos da base, cápsula interna, tálamo, coroa radiada, ponte, mesencéfalo).
2-Lacuna: cavidades redondas ou ovoides, cheias de líquido, com diâmetro de 3 a 15mm, consistente com pequenos infartos subcorticais prévios ou hemorragia no território de uma arteríola perfurante.

Os principais fatores de risco são: hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia
Estudos recentes sugerem que nem todos os casos de infarto lacunar clinicamente definidos por imagem são devido a doença cerebral de pequenos vasos, por isso é prudente solicitar estudo de vasos cervicais, ECG e ecocardiograma para afastar outras etiologias( aterosclerose de grandes vasos, cardiomebolismo).

✍🏻Referências:
✅Advances in Understanding the Pathophysiology of Lacunar Stroke. JAMA Neurol. doi:10.1001/jamaneurol.2018.1073.
✅Paul Brazis et al.Localização em Neurologia clínica. Sexta edição.


#neurologia #medicina#neuroanatomia. 🗣já conheciam as síndromes lacunares?🗣

View this post on Instagram

✍🏻Dentre os AVC isquêmicos temos alguns subtipos: aterosclerose de grandes vasos, cardioembolismo e doença cerebral de pequenos vasos. Apesar da doença de pequenos vasos ter manifestações clínicas e radiológicas diversas, o infarto lacunar é o protótipo, sendo responsável por 20 a 30% dos AVC isquêmicos. Clinicamente o infarto lacunar pode se manifestar por diversas síndromes, sendo 5 delas clássicas: motor puro, sensitivo puro, hemiparesia atáxica, disartria-mão desajeitada e sensitivo-motor. Os infartos lacunares silenciosos são encontrados em 20 a 50% dos idosos saudáveis. Os AVCi lacunares são onerosos, com 20% de recorrência, 25% de mortalidade em 5 anos, e estão associados a morbidades, como o comprometimento cognitivo vascular. Atualmente, o termo infarto lacunar engloba duas situações: 1-Pequenos Infartos subcorticais recentes: caracterizado por evidência imaginológica de um único infarto recente clinicamente relevante no território de irrigação de uma arteríola perfurante (núcleos da base, cápsula interna, tálamo, coroa radiada, ponte, mesencéfalo). 2-Lacuna: cavidades redondas ou ovoides, cheias de líquido, com diâmetro de 3 a 15mm, consistente com pequenos infartos subcorticais prévios ou hemorragia no território de uma arteríola perfurante. Os principais fatores de risco são: hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia Estudos recentes sugerem que nem todos os casos de infarto lacunar clinicamente definidos por imagem são devido a doença cerebral de pequenos vasos, por isso é prudente solicitar estudo de vasos cervicais, ECG e ecocardiograma para afastar outras etiologias( aterosclerose de grandes vasos, cardiomebolismo). ✍🏻Referências: ✅Advances in Understanding the Pathophysiology of Lacunar Stroke. JAMA Neurol. doi:10.1001/jamaneurol.2018.1073. ✅Paul Brazis et al.Localização em Neurologia clínica. Sexta edição. #neurologia #medicina#neuroanatomia. 🗣já conheciam as síndromes lacunares?🗣

A post shared by Neuro.Skull-Dr.André Vidal (@neuro.skull) on

Publicado por Neuroskull(Dr.André Vidal)

Este é o NeuroSkull , o site de educação em Neurologia. Dr.André Vidal Especialista em Neurologia pelo Hospital do Servidor de São Paulo( IAMSPE); Membro titular da ABN; CRM-SP 178360; RQE 79163.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: