Síndromes vasculares do mesencéfalo(síndrome de Benedikt).

Caso Clínico.

obeso, hipertenso, dislipidêmico apresentou quadro súbito de diplopia, queda da pálpebra do olho direito, desequilíbrio, adormecimento da hemiface esquerda e relatava que o lado esquerdo estava mais pesado e mais “desajeitado”.


✏️ Ao exame neurológico,evidenciamos:
>hemiparesia esquerda completa proporcionada discreta somente evidenciada com as manobras deficitárias.
>hipoestesia térmica e dolorosa em dimídio esquerdo marcadamente mais acentuada na hemiface esquerda
>hipopalestesia em dimídio esquerdo
>hemiataxia cerebelar apendicular à esquerda
>nervos cranianos: paralisia completa do nervo oculomotor à direita ( anisocoria: pupila D>E, reflexo fotomotor direto ausente à direita) .✏️


Caso interessante não é? O ponto chave para fazer o diagnóstico topográfico da lesão correto é a paralisia do terceiro nervo craniano à direita associado com sinais contralaterais de hemiataxia, hemiparesia e hipoestesia.


✏️Veja o motivo:
-hemiparesia contralateral-lesão do pedúnculo cerebral -paralisia do IIINC- lesão do fascículo do Nervo oculomotor ipsolateral à lesão.
-hemiataxia contralateral- lesão pedúnculo cerebelar superior( lembrar que as fibras se cruzam na decussação do pedúnculo cerebelar superior) +lesão do núcleo rubro.
-hipoestesia térmico dolorosa contralateral- lesão do trato trigeminotalâmico e trato espinotalâmico – hipopalestesia contralateral- lesão do leminisco medial.


✏️ Diante desse caso, agora podemos referenciar as famosas síndromes clássicas do mesencéfalo: Weber, Claude e Benedikt.Como o livro do Dejong cita, essas três síndromes são variações de um mesmo problema. A lesão é anterior-no pedunculo cerebral-na síndorme de Weber, com consequente hemiparesia. É mais posterior-no tegmento-na síndrome de Claude, com consequente hemiataxia. Na síndrome de Benedikt a lesão é mais extensa, acomete o tegmento e pedúnculo, causando hemiparesia com tremor e ataxia dos membros acometidos; a síndrome de Benedikt é basicamente a combinação das síndromes de Weber e Claude. A síndrome de Benedikt é possivelmente o caso deste paciente.

#neurology#neurologia#medicina#anatomia@Neuro.Skull

Publicado por Neuroskull(Dr.André Vidal)

Este é o NeuroSkull , o site de educação em Neurologia. Dr.André Vidal Especialista em Neurologia pelo Hospital do Servidor de São Paulo( IAMSPE); Membro titular da ABN; CRM-SP 178360; RQE 79163.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: